Tratamento para
Queimaduras


As queimaduras são danos na pele que podem ser causadas por diversos fatores,
 sejam agentes térmicos, químicos, radiação, corrente elétrica, entre outros. 
São feridas traumáticas que variam de grau à complexidade e devem ser 
cuidadas através de tratamentos específicos que melhor 
atendem à necessidade do paciente.

Existem três tipos de queimaduras e o tratamento varia de acordo com o grau 
e complexidade da queimadura e as cirurgias plásticas são 
recomendadas a partir das queimaduras de 2º grau.
Agende uma consulta para saber mais
TIPOS DE QUEIMADURA
Os três graus das queimaduras

Queimadura de 1º Grau

É a queimadura mais simples de ser tratada pois atinge apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele.

Queimadura de 2º Grau

É a queimadura com um grau mais avançado que causa, além dos sintomas da queimadura de 1º grau, diferentes colorações na pele e o surgimento de bolhas.

Queimadura de 3º Grau

São mais graves e complexas, pois atingem todas as camadas da pele, podendo até causar a necrose tecidual.
PERGUNTAS FREQUENTES
Dúvidas Sobre Tratamento 
para Queimaduras
Confira as respostas para as principais dúvidas dos pacientes
  • Como é o tratamento reconstrutivo para queimaduras?

    A cirurgia para melhorar o impacto funcional ou visual da cicatrização pode ser realizada meses ou anos após a ocorrência de uma lesão por queimadura. O sucesso desta cirurgia depende da extensão e gravidade da cicatriz, mas os pacientes não devem presumir ou esperar que a cirurgia seja uma “solução rápida”. Algumas cicatrizes e deformidades relacionadas à queimadura simplesmente não podem ser tratadas ou revertidas.

  • Como é o tratamento para queimaduras realizado com enxerto?

    Um enxerto de pele se trata de uma lâmina de pele, podendo ser total (quando engloba a espessura total da pele) ou parcial (podendo ser mais fino) . Essa lâmina será colocada sobre o leito doador, que é a ferida causada pela queimadura. O enxerto não tem vascularização ou inervação própria, e a vascularização deve “ crescer” a partir do leito doador. Portanto, a imobilização da área enxertada é de grande importância para o sucesso do tratamento, já que os pequenos vasos deverão se desenvolver a partir do leito doador e nutrir o enxerto para que então a ferida seja fechada adequadamente.

  • Como é a cirurgia de retalhos realizada para queimadura?

    A reconstrução do retalho é uma técnica usada para auxiliar na recuperação de vítimas de queimaduras. A cirurgia envolve a transferência de um pedaço vivo de tecido de uma parte do corpo para outra, juntamente com o vaso sanguíneo que o mantém vivo. Ao contrário de um enxerto de pele, os retalhos carregam consigo o próprio suprimento de sangue, e podem consistir de pele e outros tecidos. A cirurgia de retalho pode restaurar a forma e a função de áreas do corpo que perderam pele, gordura, movimento muscular e/ou suporte esquelético. Porém, não são adequadas para cobrir grandes áreas de tecidos danificados.

  • Como é o tratamento de expansão tecidual para queimaduras?

    A expansão dos tecidos é um procedimento que permite que o corpo aumente a pele ao esticar o tecido circundante. Um dispositivo expansor é inserido sob a pele perto da área a ser reparada e, em seguida, é gradualmente preenchido com solução salina, fazendo com que a pele se estique e cresça. Essa é a mesma maneira como a pele da barriga se estica e cresce durante a gravidez. O tempo envolvido na expansão do tecido depende do caso individual e do tamanho da área a ser reparada, mas geralmente leva várias semanas.

Share by: