Como a mastopexia com prótese submuscular reduz a flacidez na mama?
A mastopexia é a cirurgia realizada para reposicionar a aréola e o tecido mamário. O procedimento consiste em remover o excesso de pele e ajustar os tecidos para compor o novo contorno da mama, sendo, muitas vezes, associado ao implante de silicone.
A cirurgia de mastopexia com prótese submuscular
A cirurgia de mastopexia com prótese submuscular
pode ser realizada em qualquer mulher com boas condições de saúde. Ela só não é recomendada se a paciente tem planos de engravidar nos próximos meses ou de perder muito peso. Isso porque, nesses casos,
acontecem no corpo grandes transformações que podem alterar o formato dos seios.
Pré-operatório
No pré-operatório, a paciente deve estar atenta às mudanças em sua saúde e comunicar à equipe médica, caso sinta alguma indisposição ou sintomas de gripe.
É preciso fazer
jejum de oito horas, inclusive evitando a ingestão de água. Também não se deve fazer o uso de bebidas alcoólicas, drogas na véspera e tabaco noventa dias antes da operação.
O procedimento
O primeiro passo da cirurgia é a aplicação da anestesia, que pode ser geral ou peridural com sedação.
Em seguida, é realizado o descolamento do músculo para inclusão do implante de silicone na região submuscular. A seguir, o tecido é levantado, retirando o excesso de pele e remodelado, a fim de
melhorar o contorno e a firmeza da mama. Os próximos passos são
reposicionar o mamilo e a auréola.
Depois, no fechamento das incisões, são feitas suturas profundas dentro do tecido das mamas para a
sustentação
dos seios. Em alguns casos pode-se utilizar drenos.
A cirurgia dura, em média, duas a três horas e a paciente não precisa ficar internada por mais de 24 horas, podendo, muitas vezes, ter alta no mesmo dia.
Pós-operatório
O uso da cola cirúrgica facilitou os cuidados com curativo. A paciente pode tomar banho 24 horas após o procedimento. A cola ficará entre 15 e 21 dias, quando será retirada e o uso de uma microporagem na cicatriz se torna necessário, além da utilização de um sutiã adequado por 30 a 45 dias.
Durante o pós-operatório,
as pacientes não costumam sentir muita dor. No entanto, ainda é preciso seguir algumas recomendações:
- É necessário fazer um repouso relativo por, pelo menos, 15 dias;
- Não realizar movimentos bruscos;
- Não levantar peso, nem erguer os braços acima da linha dos ombros;
- Outro cuidado é na hora de dormir, que não pode ser na posição de bruços, nem de lado;
- Realizar atividades físicas apenas depois de autorização médica.
Resultados
As mudanças começam a ser visíveis três meses após a cirurgia. No entanto, os resultados definitivos, com a cicatrização completa, são observados depois de um ano.
Existem três etapas para acompanhar a evolução dos resultados:
Período imediato: do primeiro ao 30º dia. As mamas já apresentam melhora, mas ainda estão longe do resultado final;- Período mediato: do 30º dia ao 8º mês. As mamas estão mais próximas da forma definitiva. Neste período é comum a insensibilidade ou a hipersensibilidade dos mamilos;
- Período tardio: do 8º ao 18º mês. Os seios atingem o resultado definitivo, com a forma, a cicatriz, o volume e a sensibilidade estabelecidos.
Depois do período tardio é que se percebe completamente a
eliminação da flacidez e volta da elasticidade dos seios.
Quando é indicado a mastopexia com prótese submuscular
A mastopexia submuscular é indicada para mulheres que apresentam flacidez nas mamas e seios caídos ou assimétricos e se sentem insatisfeitas com sua aparência. Esta insatisfação pode gerar uma série de problemas psicológicos e bloqueios sociais que podem afetar a vida delas.
A cirurgia também é recomendada para pacientes que possuem os seios muito grandes. Isso porque, com o peso das mamas, elas podem
desenvolver problemas na coluna, além do desconforto causado pelo uso constante do sutiã que acaba causando ferimentos e marcas na pele.
Nesses casos, a mastopexia é associada a uma redução mamária
para posicionar os seios de forma proporcional ao corpo da paciente.
Como a mastopexia com prótese submuscular ajuda a evitar a flacidez na mama?
A cirurgia ajuda a evitar a flacidez nas mamas por retirar os tecidos que causam essa condição. A queda dos seios, conhecida como ptose, costuma ocorrer depois de uma grande perda de peso, após o período de amamentação e também com o processo de envelhecimento.
Com a remodelagem dos seios e a compressão dos tecidos da pele que os contornam e uso de implante submuscular, as mamas deixam de ser flácidas. Além de evidenciar um contorno mais agradável às mamas.
Vale ressaltar que é sempre recomendado procurar um especialista em cirurgias plásticas para uma avaliação antes de optar por qualquer cirurgia estética. Assim, será possível determinar qual é a melhor técnica indicada para o seu caso.
Ficou alguma dúvida sobre a mastopexia com prótese submuscular? Entre em contato
conosco! Ficaremos felizes em poder ajudar.